Civilizações Ameríndias - Astecas
Os astecas eram um povo guerreiro, que habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Eles fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
A arte e arquitectura asteca eram:
- as esculturas astecas tinham uma grande expressividade. Os escultores usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e cerâmica para fazerem as esculturas. Fiziam estátuas de corpos humanos, figuras sagradas, divindades astecas, máscaras, calendários e imagens de animais.
- os astecas eram muito criativos: usavam tecidos e plumas para elaboração de artefactos decorativos ou ritualísticos.
- as pinturas astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império.
- os astecas destacaram-se na construção de templos, pirâmides…
- a dança, música e canto estavam presentes na vida dos astecas, acompanhavam os matrimónios, funerais, eventos políticos, sacrifícios e rituais religiosos. A música era produzida principalmente por tambores.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.