Civilizações Ameríndias - Incas
Civilizações Ameríndias – Incas
Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.
Peru
Copacabana, Bolivia
pintura: arte inca
O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra.
A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), classe média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe baixa (artesãos e os camponeses).
A classe baixa pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras publicas.
Na arquitectura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Pitchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.
A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho ( que era um alimento sagrado) e batata.
Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias.
A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, bijuteria e tecidos.
Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã , carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas.
A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti).
Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar.
Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha que para eles era o criador de tudo.
Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem : o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos.